Projeto: Música e aprendizagem
Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de
aula
Por que Música?
O desenvolvimento intelectual da
criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da
relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e
as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando
ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens,
com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical
apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação
entre as crianças.
A música deve ser explorada de todas
as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o
processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa
a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa,
ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os
sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).
Objetivos
- Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
- Auxiliar os desenvolvimentos corporal e harmônico.
- Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
- Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
- Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
- Analisar criticamente letras de músicas diversas.
- Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
- Ampliar o vocabulário.
- Despertar a criatividade.
- Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
- Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
Recursos
- Fichas pautadas tamanho pequeno (quantidade de alunos da turma)
- 01 aparelho de som
- 01 televisão
- 01 DVD
- Multimídias (CD)
- Xerox das músicas e dos textos que serão trabalhados
- Caderno
- Hidrocores e canetas
- Computadores
Como Avaliar?
Através
da participação dos alunos durante o desenvolvimento de cada atividade.
SEQUENCIA DIDÁTICA
Primeira atividade: O que eu gosto de
ouvir...
- Separar o grupo em duplas ou trio
- Listar em uma folha o que lembra e quais sentimentos a música lhe proporciona.
- Socialização das respostas de cada dupla ou trio.
Segunda
atividade com DVD - Curtindo o clipe
- Apresentação de um clipe musical: Fico assim sem você. Adriana Calcanhoto.
- Em seguida, distribuir uma ficha para que possam avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
- Socialização das respostas.
- Distribuição da letra da música.
- Tocar a música em CD mais uma vez, para que todos, juntos, possam cantá-la.
Ficha – Atividade: Curtindo o clipe
Marque a resposta
que esteja de acordo com a sua opinião:a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
b) A letra da música é:
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
c) O clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
d) Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
e) O/A cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva
Terceira atividade: Quebra-cabeça musical
(em duplas)
Primeiro momento: Dinâmica para a divisão em duplas
- Distribuir frases de músicas que se completam
para diferentes pessoas.
Ex.: 1. Futebol sem bola... 2. Piu-piu sem frajola
Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.
Segundo momento: Quebra-cabeça
- Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos de uma música recortados.
- Solicitar que montem a música na ordem correta antes de ouvi-la.
- Em seguida, tocar a música para que possam conferir.
- Para finalizar, tocar a música novamente para que todos possam cantá-la.
Terceira atividade: Pesquisando músicas
- Na sala informatizada pesquisar letras de música que gostam de ouvir e que brotam sentimentos, encontrar o nome e algumas informações que considera importante sobre os autores das músicas pesquisadas.
- Na sala de aula socialização das pesquisas das música com áudio e dos autores através de leitura.
Quarta atividade: Discutindo a música
- Na sala de informática assistir a vídeo clipes no youtube, observando a produção.
- Conhecer a ferramenta power point.
Quinta atividade: Vídeo clipe
- Na sala informatizada, produzir o vídeo clipe da música pesquisa e escolhida em dupla ou trio.
Sexta atividade: Publicação do clipe
- Publicar os clipes no blog da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário